Reminiscências




     Meu nome é John. Tenho 18 anos. Gostaria muito de tentar escrever como se isto não parecesse uma redação de 5ª série, mas meu estilo literário é daqueles não tão comuns. Prefiro escrever para mim e não para as regras que coordenam a nossa língua. A sociedade me parece muito cruel neste ponto, já que padroniza tudo o que vê pela frente, inclusive si mesma. Aquele reflexo que vemos no espelho nem sempre é o que vemos dentro da gente. São papéis, figuras, personagens aleatórios impostos pela nossa mente reprimida. E o pior é que aceitamos como se tudo isso fosse normal. Afinal de contas, ser normal é ser humano, como diriam os nossos padrões. E é por isso que eu mudei o mundo com a minha normalidade, trabalhando dez horas por dia, ganhando meu dinheirinho pouco e viajando a cada quinze anos para um lugar longe do movimento fissurado do urbanismo urbano - não o confunda com o campestre campal, per favore
     Gosto bastante desta escrivaninha. Ela me leva sempre para um mundo diferente... Viajo para Londres, Mônaco, Veneza e Vancouver em segundos; ultrapasso mares, céus, universos; brigo com leões, cavalos, cachorros - sou um cachorro levemente humano -, pessoas; e sou o que não posso ser. É algo livre dentro da minha realidade utópica, o que a torna feliz. São bonitas as flores que os campos me tomam ou que as águas me trazem. Isso me faz sentir uma nostalgia tão grande daquele tempo... Infância. Às vezes pareço um bobo alegre com meus dezoito anos. Anabela sempre pede para que eu pare com minhas ladainhas infantis, mas quase nunca lhe dou ouvidos. A vida para quando a gente perde a pureza existente em nosso interior.
     Meu nome é John. Tenho 18 anos. Gostaria de tentar escrever como se... Acho que esqueci. Anabela vive me perturbando a vida. Acho que ela não entende essa minha necessidade de fugir de tempos em tempos para outro universo. Ela é mais uma daquelas figuras fascinantes que a gente encontra por aí. Não pensa, mas vive como se a vida devesse ser sempre da mesma forma. Eu ainda prefiro acreditar que "nada é real", como diriam os Beatles em uma de suas músicas...
     A primavera está chegando mais uma vez. É interessante pensar neste ciclo natural das estações... Elas mudam e voltam, mas nunca da mesma maneira. Sinto que gostaria de retornar aos tempos em que minha mãe me levava no jardim de casa para observar as flores... Nunca gostei daquilo, mas sinto falta. É estranho sentir falta de coisas que não gostávamos no passado. Se isto é possível, então o impossível é só uma mera questão semântica. 
     Meu nome é John. Tenho 18 anos. Ou seria 75? Ah, não me lembro... Anabela já dizia que eu ficaria doido quando crescesse. Preferia negar-lhe as opiniões, como eu sempre fazia. Até hoje ainda faço isso. Anabela não gosta muito, embora deixe que eu me expresse da forma como quiser. Meu irmão diz para eu não ligar para o que Anabela fala. Mas, uma hora ou outra, sempre acabamos em discussões filosóficas que nunca acabam em nada. Anabela fala. Eu questiono. Não nos entendemos. E a vida segue.
     Meu nome é John. Tenho 18... Espere! Já li isso em algum lugar... Acho que Anabela está me perturbando a vida. Onde está Anabela? Meu irmão me diz que ela se foi há dois anos, depois de um infarte. Mas não acredito nele. Anabela está sempre a me perturbar a vida... Sempre expondo o solitário caminho humano de um jeito que nem ela mesma percebe. Anabela me perturba a cada instante. No entanto, não consigo deixar de pensar nela, mesmo agora com os meus 75 anos... A vida foi passando, levando consigo todo o meu sentimento e opiniões próprias. Passou num instante confuso, sem sentido e sem conforto. O mundo continua o mesmo... E os sonhos se renovam com a primavera.
      Anabela me perturba a vida. Mas Anabela não está mais aqui... Meu irmão diz que eu adoeci há alguns anos e que hoje já não sei mais quem sou. Vive me chamando de João, mas não acredito nele. Sou um poeta morto em uma vida viva, esperando que a esperança me renove as forças. Aguardo a primavera, as flores, os cachorros, os campos, as viagens e Anabela.
       Meu nome é John. Tenho 18 anos...

Comentários